Páscoa: Oportunidade de transformação de vida
- psicologodanielfranca
- 12 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2020
Hoje trago uma simples reflexão sobre o que a Pascoa significa para mim, dentro da minha experiência.
A páscoa primeiramente tem origem dentro do contexto de um povo. Onde é até hoje o memorial de um evento histórico, a libertação do povo hebreu das mãos dos egípcios na passagem pelo mar vermelho. E era uma data sempre atualizada e transmitida por meio da tradição judaica.
Com o passar dos anos, Deus envia o seu próprio filho Jesus, para trazer uma mensagem de conversão e libertação para toda a humanidade e por conta de um movimento político, ele foi morto e como nos relata as Sagradas Escrituras, ele ressuscita ao terceiro dia, livrando a humanidade da escravidão de tudo aquilo que retira do homem a sua dignidade e o aprisiona em sua consciência (pecado).
Penso que a festa da Páscoa independente da sua religião, e pelos méritos dos dois eventos supracitados de forma breve, sem querer me utilizar da ciência teológica, pois sou psicólogo, me sugestionam dois princípios:
1) Quantas vezes estamos presos a situações que nos escravizam e tudo o que precisamos é ter fé em nós e colocar o pé no mar para que ele se abra? Precisamos decidir nos libertar dos pensamentos de desânimo e impotência.
2) Como estamos vivendo a experiência do sofrimento em nossa vida? Estamos lhe empregando um sentido ou simplesmente estamos presos na reatividade e falta de resiliência? Segundo a literatura Jesus vivenciou um julgamento injusto. Quantas vezes vivemos também situações semelhantes. Mas Jesus suportou o seu sofrimento, pois tinha um objetivo, um sentido. E a partir dele, conquistou a redenção que a festa de hoje nos apresenta.
Desejo à todos os meus queridos seguidores, pacientes e amigos, uma feliz Páscoa e que a força que o simbólico desta data, inspire esperança e libertação da mentalidade que nos adoece e nos escraviza em emoções tóxicas.
Daniel C. de França, psicólogo e pós-graduando em neuropsicologia
Contato para consulta (online e presencial):
021 97310-3380

Comentarios