Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
- psicologodanielfranca
- 6 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2020
Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um transtorno psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade descrito no “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais -DSM-IV” da Associação de Psiquiatria Americana. A principal característica do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.
Entende-se por obsessão pensamentos e idéias que invadem a mente com insistência, sem que ela tenha controle. E único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizando um ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade. E alimentam a crença de que se não os fizer algo de ruim poderá lhes acontecer.
Em geral, os rituais se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo, e podem variar ao longo da evolução da doença.
Existem dois tipos de TOC:
Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico: As obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa; - Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.
As causas do TOC não estão muito bem esclarecidas. Mas pesquisas apontam para a existência de alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. Fatores psicológicos e histórico familiar também estão entre as possíveis causas desse distúrbio de ansiedade.
Daniel C. França,
psicólogo, consultor, especialista
em Neuropsicologia
(21) 97310-3380
Instituto de Psicologia e Neuropsicologia Daniel França

Comments