top of page
Blog: Blog2

Emoção: O que te move na vida?

Atualizado: 28 de abr. de 2020

A etimologia da palavra emoção indica que ela tem origem no latim, na palavra ex movere, que significa "mover para fora" ou "afastar-se". Esse significado demonstra a reação natural às emoções.


A emoção é um estado mental associado a uma ampla variedade de sentimentos, comportamentos e pensamentos.


A emoção desempenha um papel central e importante na existência humana e nas suas atividades, pois ela altera a atenção e o nível de comportamento tendo como resultado diferentes respostas do indivíduo.


É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um evento. De acordo com a emoção vivida podem acontecer reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores, etc.


A emoção pode ser considerada como uma espécie de depósito de influências aprendidas e inatas.


Por isso, é necessário fazer uma boa gestão das emoções, pois elas são fundamentais para o desenvolvimento saudável do ser humano. Caso não haja este equilíbrio, se faz necessário acompanhamento profissional de um psicólogo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


ABREU, P. R.,& PRADA, C. G. (2004). Transtorno de ansiedade obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC): Um "diagnóstico" analítico comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.


ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA (2002) Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-V-TR. Porto alegre: ARTMED.

BARLOW, D. H., & DURAND, M. R. (2008). Psicopatologia: Uma abordagem integrada. (R> Galman, trad.) Sao Paulo: Cengage Learning


BECK J. S. (2007). Terapia Cognitiva para Desafios Clínicos: o que fazer quando o básico não funciona. Porto Alegre: Artmed


BERGERET, J. (2004). Psicologia patológica - teoria e clínica . Lisboa: Climepsi


CALLEGARO, M. M. (2005). A neurobiologia da terapia do esquema e o processamento inconsciente. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas.


PERVIN, L. A., & JOHN, O. P. (2004). Personalidade: Teoria e Pesquisa. 8° ed. (R.C. Costa, Trad.) Porto Alegre: Artmed


Daniel C. de França, psicólogo e pós-graduando em neuropsicologia

Contato para consulta (online e presencial):

021 97310-3380




 
 
 

Comentários


©2020 por Psicologo Daniel C. de Franca. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page