Linguagem, sensação e percepção
- psicologodanielfranca
- 11 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2020
É a capacidade de receber, interpretar e emitir uma resposta o informações ao ambiente. Através da linguagem pode-se trocar informações e desenvolver a compreensão e a expressão. A linguagem reflete a capacidade de pensar do indivíduo.
Se uma pessoa tiver algum transtorno relacionado ao pensamento, sua linguagem poderá ser prejudicada.
Junto aos processos cognitivos a linguagem se desenvolve e as habilidades das funções mentais são crescentes, assim os recursos linguísticos também o serão.
A sensação é a resposta sensorial ou objetiva ao estimulo recebido do meio ambiente. Ela detecta a experiencia sensorial básica por meios dos sons, odores, objetos, etc. Ou seja, desta forma a sensação se classifica como sendo de natureza objetiva.
A percepção refere-se à capacidade de captar os estímulos do meio ambiente para processamento de informação.
Os órgãos do sentido são responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral depende da visão, do olfato, tato, etc.
A percepção é considerada uma característica subjetiva, diferentemente da sensação que é classificada como sendo objetiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ABREU, P. R.,& PRADA, C. G. (2004). Transtorno de ansiedade obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC): Um "diagnóstico" analítico comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.
ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA (2002) Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-V-TR. Porto alegre: ARTMED.
BARLOW, D. H., & DURAND, M. R. (2008). Psicopatologia: Uma abordagem integrada. (R> Galman, trad.) Sao Paulo: Cengage Learning
BECK J. S. (2007). Terapia Cognitiva para Desafios Clínicos: o que fazer quando o básico não funciona. Porto Alegre: Artmed
BERGERET, J. (2004). Psicologia patológica - teoria e clínica . Lisboa: Climepsi
CALLEGARO, M. M. (2005). A neurobiologia da terapia do esquema e o processamento inconsciente. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas.
PERVIN, L. A., & JOHN, O. P. (2004). Personalidade: Teoria e Pesquisa. 8° ed. (R.C. Costa, Trad.) Porto Alegre: Artmed
Daniel C. de França, psicólogo e pós-graduando em neuropsicologia
Contato para consulta (online e presencial):
021 97310-3380

Comments