Funções Executivas - O que é, como funciona e importância
- psicologodanielfranca
- 29 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2020
As funções executivas são a capacidade do ser humano lidar com as situações novas e se adaptar às mudanças de maneira rápida e flexível. São as habilidades cognitivas que permitem ao individuo controlar e regular os pensamentos e comportamentos. Ou seja, elas (FE) são um conjunto de habilidades e capacidades que nos permitem executar ações necessárias para atingir um objetivo.
As FE permitem a o sujeito:
- Capacidade de se empenhar em comportamentos orientados a objetivos , planejamento, monitoramento e regulagem de diferentes tipos de processos cognitivos, comportamentais e, consequentemente, sociais;
- Inferência, resolução de problemas, organização, estratégia, seleção, verificação e controle da execução de uma ação, flexibilidade cognitiva, memória operacional, entre outras funções.
As funções executivas nos diferenciam dos animais, pois elas compreendem o processo cognitivo orientado a uma determinada meta. A principal região cerebral relacionada ao Funcionamento Executivo é o Córtex Pré-Frontal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ABREU, P. R.,& PRADA, C. G. (2004). Transtorno de ansiedade obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC): Um "diagnóstico" analítico comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.
ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA (2002) Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-V-TR. Porto alegre: ARTMED.
BARLOW, D. H., & DURAND, M. R. (2008). Psicopatologia: Uma abordagem integrada. (R> Galman, trad.) Sao Paulo: Cengage Learning
BECK J. S. (2007). Terapia Cognitiva para Desafios Clínicos: o que fazer quando o b´sico nao funciona. Porto Alegre: Artmed
BERGERET, J. (2004). Psicologia patológica - teoria e clínica . Lisboa: Climepsi
CALLEGARO, M. M. (2005). A neurobiologia da terapia do esquema e o processamento inconsciente. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas.
PERVIN, L. A., & JOHN, O. P. (2004). Personalidade: Teoria e Pesquisa. 8° ed. (R.C. Costa, Trad.) Porto Alegre: Artmed
Daniel C. de França, psicólogo e pós-graduando em neuropsicologia
Contato para consulta (online e presencial):
021 97310-3380

Comments